Síndrome do domingo: a ansiedade de enfrentar outra semana de trabalho

Por que profissionais sentem a onda de estresse de segunda-feira muito antes de ela chegar

O final de semana pode ser um momento aguardado com muita expectativa por quem trabalha de segunda a sexta-feira. Mas nem todos conseguem aproveitá-lo totalmente. Muitos, quando o domingo chega, já começam a ter sintomas de ansiedade e até uma sensação de pavor: passam a sentir a onda de estresse da segunda-feira, antes de ela chegar.

Em artigo publicado na Forbes norte-americana, Ashley Stahl, coach de carreira, palestrante e escritora, diz que, embora o transtorno não apareça na lista do Manual de Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM, na sigla em inglês), o chamado Sunday Scaries, ou Síndrome de Domingo, está afligindo mais pessoas agora do que antes da pandemia de covid-19.

A especialista aponta que, mesmo com o trabalho remoto, isso tem acontecido. "Eles transformaram a flexibilidade do trabalho em casa em um estilo de vida viciado em trabalho. É realmente um dia de folga se você está enviando um e-mail para o chefe ou revisando relatórios?", questiona.

Ashley pontua que precisamos dos finais de semana também por questões de produtividade. Afinal, quando o cérebro está descansado e recarregado, ele se prepara melhor para a nova semana de atividades.

Mas como substituir um dia de pavor por um verdadeiro dia de relaxamento? A profissional dá algumas dicas.

1. Tente deixar as telas de lado

A pesquisadora recomenda começar o dia lendo um romance ou um livro de não ficção que não tenha nada a ver com o seu trabalho. E dê preferência às versões impressas, pois isso torna mais difícil verificar o e-mail ou entrar em algum site de notícias ou rede social. Deixe os aparelhos eletrônicos um pouco de lado neste dia.

2. Repense hábitos de produtividade

Se você costuma fazer listas para se preparar para o dia seguinte, mas sente que, no domingo, essa tarefa está adiantando a semana de trabalho para o seu dia de folga, melhor parar. Segundo Ashely, não se deve ter medo de descartar os bons hábitos se eles o estiverem deixando triste ou exausto.

3. Seja gentil consigo mesmo

Talvez você tivesse grandes planos para o final de semana, mas passou os dias dormindo. Ou seu quadro de tarefas está cheio e sua motivação está esgotada. Não tem problema, o que importa é não ser duro consigo mesmo.

4. Torne o domingo especial

É bacana assistir esportes ou filmes na televisão, mas ficar deitado o dia todo olhando para uma tela pode ser a receita para uma noite melancólica. Aproveite o dia para passear com a família, caminhar, encontrar os amigos, enfim, se divertir.

5. Deixe a segunda-feira especial também

Faça planos para a segunda-feira após o trabalho. Isso dará um impulso extra de energia ou libertará de pelo menos um pouco do pavor do domingo à noite. Mesmo se você estiver trabalhando em casa, um encontro planejado com amigos ou colegas de trabalho pode tornar o primeiro dia da semana especial. Outra sugestão da coach é selecionar sua tarefa favorita no seu trabalho e planejá-la para a segunda-feira.

Fonte: Época negócios